Maratona Berlin 2010

Minha experiência na Maratona de Berlin 2010

Olá Galera! Das corridas do dia 26/09/2010 tivemos a 37ª edição da Maratona de Berlim, na Alemanha. O evento teve mais de 40.000 inscritos de mais de 100 países. A prova teve início e chegada no famoso portão de Brandem Burgo. Com o percurso muito plano, Berlim é considerada uma das “maratonas mais rápidas do planeta”. Mas no dia da prova com frio e muita chuva, não tivemos quebra de recorde. Acredito que a chuva do inicio até o final da prova, tenha atrapalhado muita gente que gostaria de fazer seu melhor tempo em maratona, não estou falando dos grandes profissionais que foram para buscar pódio, e sim de nós amadores que temos como principal objetivo completar a prova em nosso melhor tempo possível. Portanto, falo por mim. Fiz um planejamento de 5 meses de treinamento com qualidade para buscar meu melhor resultado em uma maratona, no entanto, quando chegou o dia e a hora, o frio e a chuva não paravam um minuto. Comecei a prova muito bem e achei que seria o meu dia de correr bem. Quando completei os 21 km em 1h28, fiquei muito feliz, imagine, vc esta bem nos 21km. Pensei, hoje vou atingir o meu objetivo, pois me lembrei da maratona de Chicago de 2009, quando tive praticamente esta mesma marca na meia. Mas nos próximos quilômetros minhas panturrilhas começaram a reclamar, também pudera, tênis, meias, camiseta e shorts molhados, achei normal sentir um pouco no km 29, mas quando cheguei ao km 34, parecia que tinha uma faca enfiada em cada panturrilha. Estava fazendo uma media de 4:15 por km até os km 31, depois subiu pára 4:40 por km e ainda para ajudar precisei ir ao banheiro, pois tomei gel, água etc… Pela primeira vez pensei que não completaria uma maratona, a qual em algum momento eu acreditei que faria meu tempo recorde. A dor era muito forte nas panturrilhas, mas me lembrei de todo um planejamento para realizar esta prova, como a viagem, gastos, os treinos longos de preparação, pessoas que ficaram torcendo por mim na prova e dizendo vc vai correr bem nesta prova, chegada antecipada, para adaptação do fuso horário etc.. . Foi neste momento de reflexão, que simplesmente ignorei a dor e tracei outro plano de corrida: completar os quilômetros que faltavam em um ritmo abaixo de 5min por km; assim eu completaria a maratona abaixo de 3h10min. E foi o que aconteceu fechei em 3:08:20seg. Após esta maratona confirmei o que sempre falo para meus alunos, que corrida é o dia, isto é, vc faz bem uma prova difícil e não tão bem uma prova considerada fácil. Foi o que realmente aconteceu comigo. Pois meu tempo recorde em maratona é de 2h58m (maratona de Chicago).
Mesmo com todos os fatores externos da prova, acredito que, pela minha experiência em maratonas fiz um bom tempo e valeu não só pela prova, mas também pela viagem que foi maravilhosa. Além da organização excelente e um povo muito educado. A única coisa que achei ruim foi a forma de distribuição de água, pois era em copo aberto, isto é muito ruim para os corredores. Uma economia muito barata.

Prof. Ms Nilton Leite
E-mail nil_personal@yahoo.com.br
Site: WWW.niltonleitepersonalfitness.com.br
Personal Trainer e responsável pela equipe de corrida Nilton Leite Personal Fitness

Deixe uma resposta

