Vida sedentária e maus hábitos alimentares deixam desta forma

Gordo

Uma vida sedentária e maus hábitos alimentares podem levar a uma obesidade excessiva e proporcionar varias doenças.  Veja á apresentação sobre obesidade.

Apresentação de monografia de pós-graduação em obesidade e Emagrecimento
Prof. Nilton Cesar F. Leite

Proveitos de exercícios físico na prevenção e tratamento para indivíduos obesos associados à hipertensão

  • Obesidade → Uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas da saúde. (OMS)
  • Hipertensão pode ser resultante de fatores genéticos, dietas com altos teores de sódio, obesidade, inatividade física, estresse e outros.
  • Os indivíduos com pressão arterial sistólica elevada a 160 mmhg  ou pressão arterial diastólica acima de 100mmhg em repouso, deve ser encaminhados a um médico.   (Pollock, 1993:13)

Classificação da Obesidade

  • Hiperplasia ocorre na gestação e no primeiro ano de vida, entre 5 e 7 Anos para Adolescência;
  • Hipertrofia→ Ocorre Com maior Freqüência Em Adultos (Mcardle, 1985).

Fatores Externos:

  • Alimentação, estresse e sedentarismo (Dâmaso, 2003)

Fatores Internos:

  • Genéticos, endócrinos, psicogênicos, medicamentosos, neurológicos e metabólicos. (Dâmaso, 2003).
Classificação IMC (kg/m2) Risco de doenças
Normal 18,5 – 24,9 Muito baixo
Excesso de peso < 25,0 Pequeno
Pré-obeso 25,0 – 29,9 Aumentado
Obeso classe I 30,0 – 34,9 Moderado
Obeso classe II 35,0 – 39,9 Severo
Obeso classe III 35,0 – 40,0 Muito severo
(Monteiro, 1998)

Fatores de risco a doenças cardiovasculares

  • Sedentarismo, alimentação inadequada, obesidade, hipertensão e acidente vascular encefálico (OMS).

Atividades físicas que podem melhorara qualidade de vida e prevenir algumas doenças

  • Musculação, alongamento, caminhada, corrida, ciclismo e hidroginástica


Recomendação de exercícios

  • Frequência  de 3 a 5 vezes por semana;
  • Intensidade da FC de 55% a 90% ;
  • Vo2 de 40%  a 85%;
  • Duração 20 a 60 minutos;
  • Musculação 8 a 10 exercícios envolvendo grandes grupos musculares, 3 vezes por semana com séries de 8 a 12 repetições (American College, 1998).

Efeitos da atividade física em hipertensos:

  • Indivíduos com hipertensão submetidos a exercícios físicos tendem a reduzir a concentração de catecolaminas circulantes, o que, somado à diminuição do tônus simpático provoca diminuição do debito cardíaco e na resistência periférica, resultando em menor pressão arterial em repouso (Fargard & Tipton,1994).

Conclusão

Qualquer atividade física associada uma boa reeducação alimentar proporciona o emagrecimento saudável, no entanto evidencias científica recomendam exercícios de musculação associados ao trabalho aeróbio.

Pratique corrida com orientação e melhora sua qualidade de vida.

Corridas de rua

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