Exercícios Funcional

O exercício funcional hoje em dia virou moda nas academias, no entanto nem todos os profissionais estão preparados para aplicar estes exercícios.  Segue abaixo algumas respostas:

  

·        Qual a finalidade do treinamento funcional?

O treinamento chamado funcional tem como objetivo estimular aqueles grupos musculares ou mesmo pequenos músculos que servem de base para um determinado movimento. Por exemplo, corredor que só pratica corrida fortalece apenas os músculos atuantes no gesto esportivo, deixando os mais fortes cada vez mais fortes e os mais fracos cada vez mais fracos. Um tipo de exercício atualmente trazendo bons resultados é feito com bola suíça, que trabalha a propriocepção, a correção postural, o fortalecimento muscular, o equilíbrio e o relaxamento. A bola, por fornecer superfície instável, acaba recrutando músculos estabilizadores mais profundos em qualquer exercício nela executado. 

  • Quais são as diferenças técnicas entre ele e outras modalidades similares, como Pilates, Yoga e musculação?

Várias modalidades esportivas, entre elas o futebol, estão descobrindo essa técnica que não é nova. Já existia na fisioterapia e agora popularizada nas academias tem colaborado com a redução do índice de lesões.  O Pilates é o método criado pelo Alemão Joseph Hubertus Pilates durante a primeira guerra mundial, trata-se de um sistema de treinamento que trabalha o corpo como todo, intervindo na mente, músculos e respiração. A yoga visa mais a parte de respiração e alongamento, mais em algumas posições utiliza o equilíbrio e contração isométrica que podem ser considerados exercícios funcionais. Na musculação, por exemplo, as máquinas têm a vantagem de trabalhar isoladamente um grupo muscular, entretanto, exercícios para o mesmo grupo muscular quando executados com peso livre ou com elásticos, recrutam mais músculos para manter o equilíbrio, a coordenação e estabilizar o movimento.

  • Quanto aos resultados, quais são as vantagens e desvantagens?

 Existem vários recursos que podem ser utilizados para melhorar a capacidade funcional do indivíduo, como a bola, pesos livres, cabos, elásticos, superfícies instáveis, apoio unilateral, prancha de equilíbrio, entre outros.

As principais vantagens do treinamento funcional para o atleta são:

Otimização da performance atlética;

Melhora do equilíbrio muscular;

Melhora da coordenação motora;

Aumento do recrutamento das fibras de resistência;

Desenvolvimento da consciência e controle corporal;

Melhora da postura;

Diminuição da incidência de lesão;

Aumento da eficiência dos movimentos.

 

  •  Quais tipos de pessoas são indicadas  para fazê-los? Por quê?

Qualquer pessoa, desde que seja orientada por um profissional qualificado, a única ressalva é o cuidado com pessoas hipertensas e pessoas mais velhas, por ser um exercício geralmente executado em bases instáveis podem proporcionar uma isometria e este não adequado para pessoas hipertensas e as bases instáveis têm sempre um risco de quedas que pode fraturar um osso, pois nesta idade os mesmos são mais fracos.

  • É possível fazer tais exercícios sem um acompanhamento integral de um profissional habilitado para esse tipo de modalidade?

Não, quaisquer exercícios devem ter acompanhamento de um profissional de educação física. E o profissional deve ser qualificado ou obter mais informações para estes tipos de exercício, pois a maioria dos professores de academia acha que é uma modalidade da moda e só são executados em bolas suíças. Mas na verdade os exercícios funcionais estão em nosso cotidiano e nos exercícios unilaterais executados nas academias.

  • Eles são eficazes na perda de peso/queima de gordura?

 Sim, desde que seja realizado com intensidade elevada, associados com uma boa reeducação alimentar, podem sim proporcionar perda de gordura e diminuição de peso.

O treinamento funcional diminui os riscos de lesão para os praticantes de esportes de impacto?

Sim, o treinamento funcional é uma modalidade de treinamento que através da especificidade busca o equilíbrio, a prevenção de lesões e a otimização do desempenho de atletas.

  • É um forte aliado para quem pratica corrida?

 Sim, pois trás vantagens para o corredor como:

- Aperfeiçoamento do desempenho e eficiência do gesto esportivo.

- Melhora do equilíbrio e correção dos desvios musculares, reduzindo o índice de lesões.

- Melhora da coordenação motora.

- Recruta maior número de fibras musculares e unidades motoras.

- Desenvolvimento da consciência, controle do corpo e postura.

·        Pode ser um substituto da fisioterapia?

 Não, porque os exercícios considerados funcionais têm como objetivo prevenir lesões, já à fisioterapia geralmente é para tratar algum diagnóstico, proporcionado pelos esportes ou cirúrgicos. 

  • Uma vez que o treinamento funcional não existe há tanto tempo (ou existe?), é possível saber suas conseqüências em longo prazo?

O treinamento funcional já existe há muito tempo, porém só agora que chegou  nas academias com assessórios   novos, entre eles bola, prancha e bosu, mas ao mesmo tempo as pessoas sempre realizaram  exercícios funcionais com movimentos multi-articulares e multi-planares com o envolvimento da propriocepção, utilizando halteres. E quanto a suas conseqüências ainda é muito cedo para falar em longo prazo, mas até o presente momento não há evidências cientifica negativas sobre os exercícios funcionais.

  •  Uma pessoa apta a executar os exercícios funcionais pode permanecer fazendo o treino pro resto da vida ou deve substituí-lo de vez em quando por outras modalidades?

 Qualquer atividade física realizada constantemente na mesma intensidade, o organismo proporciona uma adaptação fisiológica e em determinado tempo o exercício não tem mais os efeitos desejados, pois o estimulo do exercício não é suficiente para quebrar o estado de equilíbrio do metabolismo, conhecido como homeostase.

  • Qual a relação entre tais exercícios e lesões?

 O único cuidado são as quedas proporcionadas com bases instáveis. Que pode causar uma fratura óssea.

Prof.Ms. Nilton César Ferreira Leite (Personal Trainer)

Cref. 03308-G/SP

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